quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Natal Luminnare.











No tema principal desenvolvido pela liturgia de Natal encontramos os elementos básicos da teologia e da pastoral da festa. O Natal não é só uma recordação de algo que sucedeu na história. Constantemente a liturgia enfatiza que o fato do nascimento de Jesus Cristo está ordenado à Redenção, à Páscoa, à Parusia. Segundo a terminologia dos antigos, o Natal é uma memória (mistério), cujo centro é a morte e ressurreição de Jesus Cristo, sempre presente e operante, como alma de toda celebração litúrgica. Como para expressar visivelmente o significado da "iluminação" obtida pelo nascimento de Jesus Cristo, há muito tempo se introduziu o hábito de acender fogos durante a noite de Natal, substituindo tradições pré-cristãs. A iluminação extraordinária dos lugares públicos durante o tempo de Natal se inspirou nesses usos.
Desde o século XVI, nos países nórdicos, começa o hábito de reunir-se em torno de uma árvore : a árvore de Natal ; símbolo da graça alcançada pela Encarnação e pela morte na árvore da cruz de Jesus Cristo, em contraposição ao pecado que se originou na árvore do paraíso. Segundo a tradição, as velas de Natal representam a luz de Deus, ou melhor dito, a luz de Cristo. Elas têm se transformado em um dos símbolos mais conhecidos sobre o nascimento do menino Jesus tornando-se assim em uma das partes fundamentais em todas as decorações natalinas. Em outros tempos, antes da chegada das luzes natalinas, as velas de Natal eram também utilizadas para iluminar as árvores natalinas. Em muitos lugares do mundo, as velas natalinas ainda são usadas como decoração para as árvores de Natal, mantendo desta forma sua tradição religiosa.

2 comentários:

Bonecas da Filó disse...

Gostei muito do seu blog,mesmo. As velas são a luz, ela representa o Cristo, ela liga-nos á espiritualidade, com ela faço meditação e é ela que nos ilumina na escuridão...A luz acalma a alma.
Bjs

Anônimo disse...

Oiii
Acabei de olhar as suas velas, são simplismente lindas, vc tinha toda razão. Acho até que podem ser comparadas a arte de Maria da Fé.KKK
Parabéns seu trabalho é muito lindo msm.
bjos